POSTADO EM 15 mar 2024 · Informativo

Força-Tarefa contra a Dengue é iniciada em Uruana.

Aconteceu na última quarta-feira, dia 13 de março, o inicio de mais uma FORÇA-TAREFA de Combate à Dengue em nossa cidade. Equipes formadas pelas Secretarias de Saúde em parceria com as demais Secretarias da Administração, bem como representantes da Regional de Saúde de Ceres e Corpo de Bombeiros foram a campo orientar a população quanto à importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika.

As equipes atuaram nessa primeira etapa nos bairros do centro da cidade, com 9 equipes formadas por até 7 pessoas, com um cronograma previsto de visitar 981 imóveis, mas 124 desses imóveis estavam fechados, e no total de 857 locais foram visitados, dos quais 23 foram encontrados com focos do mosquito transmissor. Ao todo, 98 sacos de lixo contendo objetos propícios ao criadouro da Dengue foram recolhidos, tornando essa ação um verdadeiro sucesso.

Durante as visitas, orientações foram repassadas aos moradores sobre a importância de manter os cuidados contra a Dengue: manter os quintais limpos e eliminar os possíveis locais de água parada são duas das principais medidas que toda a população precisa tomar diariamente.

Outras medidas importantes incluem: manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje; manter bem tampados tonéis e barris d’água; encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas; trocar a água e lavar o vaso de plantas aquáticas, principalmente por dentro com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana; guardar garrafas sempre de cabeça para baixo; não jogar lixo em terrenos baldios, entre outros.

A prevenção é a única arma contra a doença! Por isso, é muito importante que cada um faça a sua parte.

Governo Municipal de Uruana – Administrando com o Povo