POSTADO EM 31 jan 2022 · Sem categoria

Equipes I e IV da secretaria municipal de saúde participa de capacitação.

Janeiro Branco e Janeiro Roxo contra a Hanseníase e Saúde Mental foram os temas abordados neste primeiro mês do ano. O primeiro tema abordado foi o “janeiro Branco” com a participação da psicóloga do Caps Francielle Rodrigues.

O janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. As doenças mentais, apesar de serem pouco discutidas, estão mais próximas do que se imagina. Por isso, no mês o janeiro, este assunto foi abordado na campanha Janeiro Branco, para conscientização sobre os cuidados com a Saúde Mental, principalmente durante/após a pandemia.

Janeiro Roxo, segundo tema abordado foi sobre a Hanseníase com a participação da Dra. Ana Carolinne. Um tema de ampla discussão e de alerta referente a importância do diagnóstico precoce, sinais e sintomas relevante para buscar atendimento, além de ressaltar que a Hanseníase têm cura e tratamento gratuito pelo SUS.

Os primeiros sinais da hanseníase são lesões na derme (pele): manchas brancas e vermelhas, placas, caroços, ressecamento e queda de pelos, perda de sensibilidade, com sensação de formigamento e dormência nas mãos e nos pés, além de perda de força muscular.

Apesar de ser uma doença assustadora, a hanseníase tem cura. O tratamento é feito com medicamentos tomados por via oral e pode evitar as sequelas.

Governo Municipal de Uruana Administrando como Povo