POSTADO EM 18 fev 2022 · Informativo

Em Uruana, ações de casa a casa, na luta contra a Dengue.

Não adianta apenas o poder público lutar se o morador não fizer a sua parte. A dengue pode matar. A Prefeitura de Uruana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através das equipes de Endemias e Vetores e Agentes Comunitários de Saúde, vem intensificando as ações para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, como a dengue, zika e chikungunya. Forças tarefas tem sido realizadas nos Distritos, Povoados e na Cidade, a meta é tentar no mais curto espaço de tempo mobilizar, visitar e destruir todos os focos do mosquito transmissor.

Esse trabalho de casa a casa, já foi realizado no Povoado de Perilândia (Peri) e no Distrito de Uruita, Setor JK e Setor Jardim Vale do Sol. O cronograma será de forma setorial, ou seja, os Agentes só vão se deslocar do local após todo o setor ser vistoriado pelas equipes.

O Setor Residencial Maceió Ferreira Pires será o próximo local a receber as equipes. Lugares mapeados e com históricos de casos de dengue estão sendo visitados primeiro pelas equipes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Cada força tarefa mobiliza várias equipes compostas por 04 agentes, envolvendo uma media de 50 profissionais.

Para se ter ideia da dedicação de todos os agentes, em apenas um único dia uma faixa de 500 a 600 imóveis são visitados por eles. Uma varredura está sendo realizada, mas a colaboração da população é importante para evitar água parada dentro de casa e exposição de objetos que podem contribuir para a proliferação de mosquitos.

Uruana precisa da união de todos contra a proliferação do mosquito aedes aegypti, a dengue pode matar, não seja a próxima vítima.