Trabalho preventivo no período chuvoso e pós-chuva visa reforçar, orientar e sensibilizar a população com relação aos riscos oferecidos pelo Aedes Aegypti.
Com as fortes chuvas que caíram no município de Uruana nos últimos dias, mesmo com algumas de forma isolada, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta.
A Secretaria de Saúde e através da Equipe de Endemias, está reforçando o alerta para que os cuidados sejam intensificados no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. A ação vem sendo realizada no município através da visita dos agentes, que inspecionam possíveis focos e orientam a comunidade neste período de chuvas diárias e temperaturas oscilantes.
O trabalho dos agentes de endemias vem sendo reforçado. Na última semana os agentes realizaram a Manutenção e Higienização das Bombas UBV Portátil (fumasse), equipamento utilizado para aplicação do reagente que combate o mosquito da dengue. A manutenção contou com o apoio da Secretária de Saúde Ana Paula, Joel da SUVISA de Ceres, supervisor Admilson e Coordenador de Endemias Gilmar (Preto). Lembrando que exige vários ajustes para que assim possa realizar uma Pulverização de qualidade e eficaz contra o Mosquito de modo que não afeta a Saúde Humana.
Algumas dicas como separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, e evitar o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas e praças, são alguns dos principais cuidados que garantem a saúde individual e coletiva. Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.
Juntos podemos fazer a diferença na vida do nossa família, vizinho e município.
Governo Municipal de Uruana
Administrando com o Povo