ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 03 fev 2021 · Saúde

Agentes de Endemias de Uruana usarão novo inseticida no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Profissionais participaram da capacitação para o manejo do Cielo, inseticida que passa a ser aplicado no combate à dengue em Uruana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruana realizou durante toda essa terça-feira(02), a capacitação sobre o uso do novo inseticida de combate à dengue, que será usado pelos profissionais Agente de Combate à Endemias o evento que foi realizado na sede da secretaria, em Uruana, o evento tem por objetivo repassar o conteúdo técnico disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com orientações e esclarecimentos sobre o manejo do produto, resguardando assim, a saúde e segurança de nossos profissionais.
O Cielo foi enviado pelo Ministério da Saúde e já está sendo preparado para o combate em todo o município.

O novo inseticida é composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos são diferentes do malathion pois vem pronto para uso em Ultra Baixo Volume (UBV)

Lembrando ainda que, o Cielo poderá ser usado somente em locais onde há o foco do mosquito e que haja notificação da sua presença, ou apenas caso uma pessoa for picada pelo mosquito e vier a constatar a dengue por meio de exames laboratoriais, isso, por causa de sua composição que é nociva à saúde se projetada ao ar livre como era feito com o “fumacê”.

“O inseticida só é eficaz para eliminação de parte dos mosquitos que estão voando, ou seja, o mais importante é eliminar os criadouros, que estão em sua grande maioria, nas residências”, afirmou a secretária de saúde, Júbia Ribeiro.

[foogallery id=”3317″]